Alguns trabalhos
O Sistema Solar
Presépio em barro
Magusto da nossa Escola
No dia dez de novembro, um dia antes do dia de São Martinho, como é habitual fizemos o Magusto, na ADCRA.
Todos os alunos trouxeram as castanhas já cortadas para algumas serem assadas na padaria Canto B e outras por nós, numa fogueira.
No período da manhã, estivemos sala de aula a fazer atividade relacionadas com a festividade. Vimos um vídeo sobre a lenda de São Martinho procuramos provérbios e cantamos canções.
Após o almoço, juntamo-nos com os alunos do 1º e 2º anos, com os meninos da pré e com todos as pessoas que estavam na ADCRA. Aqui, começamos por assistir às atividades preparadas pelos meninos da pré, pelos alunos do 1º e 2º anos e por fim atuámos nós: lemos provérbios, cantámos e dançámos ao som de músicas.
Entretanto, o professor Jorge com ajuda de um idoso começou a assar castanhas numa fogueira e também apareceram as castanhas que tinham sido assadas na padaria. Estas foram colocadas em cartuchos feitos por nós que, de seguida as comemos quentinhas e deliciosas.
A seguir, alguns meninos foram à cinza da fogueira, já fria, enfarruscaram as mãos para depois enfarruscarem a cara aos colegas. Houve meninos que se divertiram com a brincadeira, mas... houve alguns que não gostaram mesmo nada!
Há um provérbio que diz "No dia de S. Martinho, vai à adega e prova o vinho". Isto só para os adultos! Nós dizemos "No dia de S. Martinho come castanhas e bebe suminho".
O S. Martinho, da escola, foi muito divertido!
Trabalho de grupo/turma: 3º e 4º anos
O professor, Jorge Lima
O outono
O outono é uma estação do ano que se inicia no dia 20 ou 21 de setembro e termina no dia 21 de dezembro.
Nesta época do ano, o vento anuncia as primeiras chuvas, o tempo começa arrefecer, o céu escurece e abandona o céu azul esplendoroso e recebe um cinzento entristecido.
No outono, as pessoas trocam as roupas frescas e claras pelas quentes e escuras: calças, camisolas de manga comprida, casacos, sapatos, botas, cachecóis e gorros.
A Natureza começa a envelhecer. As folhas abandonam o seu lindo vestido e vestem-se de tons castanho e alaranjado. Depois desprendem-se e caem formando um tapete colorido.
Os frutos desta estação do ano são deliciosos: a romã com as suas sementinhas de um vermelho intenso, o dióspiro com "capa" laranja, as castanhas, as nozes, as amoras, os figos, os cachos de uvas com sabor maravilhoso, as abóboras para doces saborosos e tantos outros que fazem as delícias das pessoas.
Nas aldeias, grupos de pessoas fazem as vindimas. Apesar da dureza do trabalho sentem-se felizes, e, por vezes, ouvem-se vozes alegres a cantarolar.
Também se festeja o São Martinho, com os famosos magustos e ultimamente as crianças divertem-se no Dia das Bruxas disfarçando-se com roupas assustadoras.
É, também nesta estação que se regressa às aulas, depois de umas férias bem aproveitadas. Voltamos a ver os nossos professores e colegas.
Nós gostamos do outono porque a Natureza apresenta cores maravilhosas.
Trabalho de grupo: 3º e 4 anos
O professor, Jorge Lima
E